Nossos Serviços
A Therax oferece consultorias, cursos, workshops e palestras relacionados ao planejamento, gestão e operação de empresas e cooperativas. Conheça nossos serviços, seus benefícios e vantagens que eles podem agregar à sua organização:
- Definição dos fundamentos e da estratégia empresarial do negócio
- Análise ambiental e da situação
- Customização de ferramentas de suporte ao planejamento e gestão
- Estruturação do mapa estratégico através da metodologia do Balanced Scorecard
- Definição dos objetivos, estratégias, itens de controle e metas específicas anuais
- Estruturação do painel de monitoramento mensal de indicadores para desdobramento dos objetivos e estratégias em metas mensais
Se você não sabe para onde ir qualquer caminho serveLewis Carroll
Propomos a participação e o envolvimento na gestão do negócio de nossos clientes, nos integrando aos projetos em prol de um objetivo em comum.
Em reuniões mensais envolvendo a direção e os gestores da empresa, através das ferramentas gerenciais customizadas, transferidas e implementadas pela Therax, é feita por cada gestor a apresentação dos resultados de sua área referente ao período anterior.
Nestas reuniões estratégicas, cada gestor deverá apresentar uma análise crítica dos resultados alcançados e um plano de ação para reversão dos indicadores que estiverem abaixo da meta.
Resultados não acontecem por acaso!É preciso qualidade no planejamento e, principalmente, competência na execução do que for planejado.
Sob a perspectiva econômico-financeira, uma empresa será viável quando suas receitas forem capazes de cobrir todos os custos e despesas de sua operação e ainda gerar lucro suficiente para rentabilizar atrativamente seu patrimônio líquido, ou o investimento realizado.
Vale destacar que não basta apenas a empresa ser lucrativa. O desafio de todo empresário e gestor financeiro é garantir que o lucro apurado seja convertido em caixa.
A gestão econômico-financeira de uma empresa envolve a estruturação de demonstrativos que possibilitem a apuração de seus resultados econômicos em determinados períodos (lucro ou prejuízo), a evolução de seu patrimônio, a otimização de seus recursos financeiros (fluxo de caixa), bem como a disponibilização de indicadores que permitirão o direcionamento de esforços para bater suas metas e alcançar seus objetivos de maneira sustentável.
A Therax desenvolveu uma série de ferramentas gerenciais que são customizadas em função das características de cada cliente. Estas ferramentas são transferidas e implementadas no decorrer de cada projeto.
O orçamento empresarial é um importante instrumento que auxilia as empresas e os gestores de cada área a planejarem suas estratégias e a tomarem suas decisões tendo como referência a previsão das receitas e dos gastos futuros.
Em uma gestão orçamentária, pode-se avaliar a capacidade de uma empresa de projetar cenários com segurança, bem como medir a competência de seus gestores em executar aquilo que foi planejado.
Definição de estratégias e implementação de políticas de comercialização dos produtos e serviços tendo como base a customização de ferramentas para a adequada composição de custos e formação do preço de venda considerando:
- O enquadramento tributário da empresa
- As características de tributação de seus produtos e serviços
- Os custos diretos e indiretos, bem como as demais despesas variáveis e fixas
- A remuneração dos canais de vendas envolvidos (fixa e variável)
- A estratégia de atuação da empresa e a força da marca
- O valor percebido pelos clientes, a elasticidade de preços e o ciclo de vida do produto
- A participação de mercado, os volumes de vendas, a atuação da concorrência e o potencial de vendas
- As margens de contribuição para cada item
- As metas de lucratividade, rentabilidade e de geração de caixa
É o processo de estimar o valor de uma empresa através da utilização de metodologias usuais de mercado.
- Venda ou compra de empresas;
- Dissolução societária;
- Fusão, cisão e incorporação de negócios;
- Busca de investidores;
- Identificação do real valor de seu negócio.
Fluxo de Caixa Descontado: Uma empresa vale a sua capacidade potencial de gerar resultados. Trata-se da metodologia mais completa e mais utilizada pelo mercado para se avaliar o valor de um negócio.
O valor de uma empresa é estimado através da identificação de sua capacidade potencial de geração de lucros operacionais futuros, descontando a necessidade de realização de novos investimentos, de capital de giro adicional e de possíveis passivos, trazidos a valor presente, considerando uma taxa de retorno mínima exigida pelos investidores.
Valor de Liquidação: É estimado através da identificação do valor obtido com a venda de todos os ativos de uma empresa após o encerramento de suas atividades, descontando-se os valores a serem pagos a credores e à existência de possíveis passivos.
Descrição da lógica de como uma empresa cria, entrega e captura valor.
Identificação de quem é o cliente, qual o seu problema, como este problema será resolvido pelo produto ou serviços de uma empresa e como se ganha dinheiro com isso.
Conteúdo trabalhado:
Mindset empreendedor; propósito; effectuation; mentoria; empatia; segmentação de mercado; construção de personas; inovação; job to be done; proposta de valor; modelo de desenvolvimento de clientes; formulação e validação de hipóteses; prototipagem e produto mínimo viável (MVP); canais de comunicação e tração; estratégias de receitas; estrutura de custos e despesas; métricas chave: funil growth hacking; vantagem competitiva; canais de vendas; lean canvas; business model canvas; storytelling e pitch.
Inspirado no método desenvolvido no Google para identificar, testar e aplicar novas ideias para solucionar problemas, ou aproveitar uma oportunidade, em um curto espaço de tempo.
Conteúdo trabalhado:
Mindset; gestão tradicional x metodologias ágeis; empatia; pesquisas, observações e entrevistas; construção de personas; inovação; proposta de valor; modelo de desenvolvimento de clientes; definição de objetivos de longo prazo; identificação do desafio a ser trabalhado; mapeamento, pesquisas, observações, investigações e entrevistas; processo criativo; prototipagem; validação e aprendizado.
- Avaliação de portfólio;
- Desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos e serviços;
- Customização e implementação de ferramentas de planejamento e gestão de vendas;
- Desdobramento de objetivos e estratégias em metas de vendas;
- Modelo e políticas de remuneração variável;
- Segmentação de mercados e do consumidor final
- Construção de personas;
- Avaliação e monitoramento da concorrência;
- Desenvolvimento e implantação de Processos de Vendas;
- Estratégias de fidelização de canais e de clientes;
- Desenvolvimento de ações promocionais;
- Estruturação, capacitação e gestão de equipes de vendas: Canais diretos: Operações próprias; Canais indiretos: terceirizados exclusivos, não exclusivos e representação de vendas.
Acreditamos que a gestão de vendas e marketing envolvendo apenas o apelo emocional não se sustenta a médio e longo prazos. Porém, quando associada a planejamento, estratégias fundamentadas e excelência na execução, apresenta resultados surpreendentes e consistentes.
A gestão de riscos é vista como uma vantagem competitiva, que por sua vez trata-se de um atividade complexa que envolve todas as áreas da organização, requerendo um acompanhamento minucioso de diversos pilares e gerenciados tempestivamente.
A compreensão dos conceitos, fundamentos, metodologias sobre as atividades de gerenciamento de riscos preconiza a sustentação do processo decisório, de forma a minimizar as falhas e maximizar os resultados da empresa.
Controles internos são normas, procedimentos e técnicas de rotinas criadas para controlar as atividades da empresa, com o objetivo de proteger, trazer segurança para atuação no dia a dia e minimizar os riscos.
Compliance significa “estar em conformidade” com as leis, normas e regulamentos existentes.
Um programa de compliance bem estruturado e implementado torna-se um mecanismo capaz de fortalecer a cultura, alavancar os negócios e proteger a reputação da organização, garantindo conformidade e segurança dos processos internos de acordo com as regulamentações internas e externas em vigor.
É processo abrangente (holístico) de gestão que identifica ameaças potenciais a uma organização e os impactos nas operações de negócios, caso estas ameaças se concretizem.
Fornece uma estrutura organizacional para que se desenvolva uma resiliência corporativa que seja capaz de responder efetivamente e salvaguardar os interesses das partes interessadas, a reputação, a marca e as atividades de valor agregado.
NBR ISO 22301 – 2013
- Compreensão dos princípios, conceitos, elementos e componentes da gestão da continuidade de negócios (GCN)
- Assegurar a devida identificação dos eventos de descontinuidade que podem gerar interrupção das atividades da organização
- Estimular maior conscientização e disseminação do assunto
- Contribuir para que todo corpo funcional conheça o ciclo de vida de GCN, estruturas definidas e responsabilidades
Se você não sabe para onde ir qualquer caminho serve.
Lewis Carroll
A atuação dos consultores e instrutores Therax é objetiva, prática e comprometida com a melhoria dos resultados da sua empresa.
Veja as principais vantagens associadas aos serviços Therax.
CONSISTÊNCIA
Implantação de uma cultura gerencial orientada para o aumento sustentável da lucratividade e rentabilidade.
RENTABILIDADE
Alinhamento de todas as áreas da organização com seus objetivos e metas e Estruturação processos que garantam transparência, ética, compliance e mitigação de riscos.
FOCO
Maior assertividade na estruturação de estratégias, bem como na execução e acompanhamento de ações.
PERSONALIZAÇÃO
Implementação de ferramentas de gestão customizadas às características de operação e de riscos de cada negócio.